sábado, 27 de março de 2010

Relembrando Renato Russo


Nunca é tarde para relembrar Renato Russo que hoje(27/03) estaria completando 50 anos. Não me recordo o dia ou ano em que tive meu primeiro contato com este rebelde com causa, mas lembro que foi através de suas músicas que passei a conhecer este poeta. A primeira canção que me tocou foi Pais e Filhos, principalmente a parte onde ele diz que "é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, por que se você parar pra pensar na verdade não há...". Me recordo que, mesmo pequena, fiquei refletindo sobre o que acabava de ouvir e que havia entrado bem fundo em meu ser. E onde eu cheguei? Acredito que passei um bom tempo, mesmo sem perceber, pensando nesta parte da letra e, acredito ainda, que estou podendo, depois de um bom tempo, e aprendendo a viver o hoje, pois o tempo realmente passa e as pessoas vão com ele. Pessoas especiais que entram em nossas vidas e como não sabemos se elas irão ficar muito tempo é melhor vivê-las na plenitude e aproveitar para desfrutar mais e mais das suas presenças, pois depois o que realmente fica são esses bons momentos que traz consigo saudades. Contudo é uma saudade boa, pois ao lembrarmos dos dias passados juntos de pessoas que adoramos: famíliares, amigos ou até amigos que passam pouco tempo mas que temos a sensação de termos conhecido e vivido perto deles por anos e anos é muito bom e revitalizador. E relembrando estes dias estaremos podendo reviver tais momentos.
Me identifiquei com Renato na hora em que tive este contato com suas letras, vi que havia encontrado um compositor que sabia escrever sobre sentimentos dos quais eu compartilhava: busca, indignação, dor, revolta, amor... Esses sentimentos eu encontrei, novamente, em tantas canções preferidas minhas, de Renato e do Legião Urbana, como: PERFEIÇÃO, VIA LÁCTEA, TEMPO PERDIDO, PAIS E FILHOS entre outras, tão belas quanto as que citei.
Até hoje, depois de sua partida, Renato Russo é descoberto por um jovem, idoso, adulto ou até mesmo uma criança, que passa a se identificar com este que foi, ao mesmo tempo: poeta, inconstante, revoltado, sensível e questionador. Talvez de todas essas características que compõem este ser, o termo "questionador" englobe Renato, pois, ao questionar, Renato traz atrelado os seus sentimentos e sensações e traz, também, uma Legião de pessoas que questiona, assim como ele, o mundo no qual vivemos e, principalmente, o mundo particular de cada um de nós.
Só posso agradecer por ter tido a oportunidade de ter tido o prazer de ouvir e sentir Renato Russo em suas músicas e, agradecer mais que tudo, pela oportunidade de entrar em contato comigo mesma. Pensando assim, temos a certeza que Renato não partiu, ele nos deixou uma parte dele dentro de cada um de nós, quando deixou suas belíssimas letras e canções.

Bom fim de semana à todos!

bjs! =)

2 comentários: