terça-feira, 8 de junho de 2010

Eu e o Cinema São Luiz


Fazia tempo que não entrava no Cinema São Luiz, um dos cinemas mais antigos, e ainda abertos, da cidade do Recife. Na verdade o único cinema que sobrevive às salas dos multiplex. Não estou aqui para dizer que um é melhor que o outro, mas que poderiam conviver harmoniosamente em nossa sociedade. Uma pena que as antigas salas cinematográficas tenha fechado suas porta pelo Brasil, mas o Cinema São Luiz está sobrevivendo graças a ação do Estado, que reformou o ambiente que foi reaberto no início de Janeiro de 2010.

Eu só conseguir ir hoje(08/06) dá minhas boas vindas à este cinema que tanto amo. Na verdade, foi no cine são luiz que fui pela primeira vez ao cinema, onde vi diversos filmes como Pocahontas, Parque dos Dinossauros, Free Willy, Twister, Zuzu Angel, Dois filhos de Francisco, E se eu fosse você...e Titanic que vi mais de 8 vezes no ano de sua estréia. Titanic é curioso , pois conseguir decorar algumas falas do filme que até hoje me recordo.

Mas voltando ao dia de hoje, quando eu entrei no São Luiz fui ao WC feminino(claro rsrsr) e sentir falto do antigo ambiente. Isso mesmo, sou nostálgica ao extremo, fazer o que? rsrsr Mas achei o novo banheiro bonito. Já adentrando no espaço de exibição de filmes sou recepcionada por uma moça que abre as cortinas que dão passagem à sala(me senti entrando na entrega do Oscar kkkkk)...lembro que parei e fiquei admirando aquela sala que tanto amei e amo. As poltronas mudaram, mas são confortáveis. E enquanto os documentários não começavam fiquei conversando com meus amigos, após alguns minutos o cineasta Pernambucano, e autor dos 5 curtas-metragens, Kleber Mendonça agradeceu a presença de todos e deu início as exibições. Como falei foram 5 curtas: (1) A menina do Algodão(uma lenda urbana que me fez ficar arrepiada. Acho que estou ficando velha, pois não tinha esse medo de filmes de terror ou suspense. Aff!); (2) Vinil Verde(uma história bem diferente inspirada no folclore russo); (3) Eletrodomésticas(uma ótica da vida de uma dona-de-casa)

Os dois últimos curtas-metragens foram os que mais me agradaram, onde o(4) Noite de sexta manhã de sábado foi de uma beleza absurda. O curta nos traz a história de Pedro e Dasha, onde ele está em Recife e ela em uma cidade na Europa(que não nos é dita qual). Os dois conversam pelo celular de forma bem avassaladora e a saudade é muito grande que os dois sentem. É tanta falta que um sente do outro que o diálogo acontece assim: Pedro está na beira da praia de Boa Viagem(Recife) e Dasha na beira do que parece ser um rio(Europa) como se tentando diminuir a distância que os seperavam...o fim é bem melancólico, sentimos essa distância que os separam e é bem triste :(
O último curta, (5) Recife Frio, me fez ri muito, aliás eu e toda a platéia presente. O curta fala de uma virada no tempo da capital Pernambucana, que passa de uma cidade tropical para uma cidade fria ao extremo. O curta parece ser um documentário, neste caso um pseudodocumentário, onde é relatada as mudanças pela qual passa a cidade Recifense e que transformam a vida dos seus moradores. É muito hilário ver o povo usando roupas que só vemos serem usadas no sul do país, além de mostrar a cidade sempre com chuva e com temperatura perto dos 7° C. Até que eu não ia reclamar não, sabe? Aqui é mesmo muito quente com seus 30°C(verão) e 22°C(no inverno, mas nem sempre temos essa temperatura). Prefiro o frio =)


Eu amei ver novamente o meu amado Cinema São Luiz e seus famosos vitrais, que ficam acessos ao apagar das luzes. Ah, no momento em que os vitrais foram acessos todos aplaudiram, inclusive eu. Sou apaixonada por este cinema!


*Foto: Sala de exibição do Cinema São Luiz, em Recife. Ao lado da tela os vitrais, belíssimos!

Boa quarta-feira!

Bjs!

Nenhum comentário:

Postar um comentário