quarta-feira, 23 de junho de 2010

Anarriê, alavantu!!!! É São João, pessoááááááááá


Hoje é véspera de São João uma das festas mais populares do Nordeste. Dia de comer comida de milho(uma delícia), de dançar forró(pra quem sabe, mas que não sabe também dança), dia de entrar em contato com o mais belo da nossa cultura.

Hoje fui intimidada, por mainha, à auxiliá-la na cozinha(odeio cozinha rsrs), mas não pude escapar da responsa. Tive até que cancelar uma ida ao cinema por isso, acreditam???? Então, tive que por a mão na massa tendo o meu momento Aparecida(era o nome da ajudante de Ofélia no programa A Cozinha Maravilhosa da Ofélia). Eu(Aparecida) tirei os "cabelos" dos milhos e auxiliei no momento da confecção das pamonhas, ou seja, dei o nó para confecção desse prato. É assim, primeiro é ralado o milho, depois liquidifica e depois acrescenta o leite de coco. Após esse processo vem a parte onde usamos a palha do milho(depois de fervida para ser mais higiênica) para cozinhar a pamonha. É bem artesanal mesmo, mas é legal. Ah, além da pamonha temos a canjica e o milho cozido que também são uma delícia, mas não curto muito canjica que acho doce demais rsrs.

O mais legal foi durante o preparo quando fiquei conversando com mainha sobre o passado, onde a gente relembrou os festejos juninos já passados. Relembrei de meu avô, ao ouvir Luiz Gonzaga cantando o forró pé de serra(que é o meu preferido) que está tocando neste momento na rua aqui de casa. Relembrei dele sentado na sua cadeira de balanço, com o seu inseparável rádio de pilha, ouvindo as canções que falavam do sertanejo e de sua lida no dia-a-dia e lembrei também dos seus sorrisos ao ouvir as histórias cantadas por Luiz Gonzaga. Ele adorava e ficava contando aos netos suas histórias de vida, história de uma vida vivida em uma cidade do interior de Pernambuco, na cidade de Limoeiro. Deu uma saudade danada dele e de minha avó hoje, mas essa saudade foi preenchida - se é que conseguimos preencher um sentimento tão forte quanto o da falta de alguém - mas abrandou(é isso) "ouvir" na minha mente novamente seus sorrisos. Saudade preenchida também porque estamos celebrando um dia que era pra ele muito importante do ponto de vista religioso e do ponto de vista da tradição nordestina. Pude perceber hoje o que esse dia tem de significado pra nós, significado ensinado através dos meus avós e, depois dos meus pais, que nos mostraram a importância dessa festa. Vi também que eles(meu avô e avó) nos ensinaram direitinho, ou seja, eles transmitiram direitinho essa cultura para nós.

A única coisa que não curto são as fogueiras, que pra quem tem alergia à fumaça sofre bastante. Mas como o acender fogueiras é uma tradição não posso fazer nada, apenas continuar espirrando(como agora estou) e esperar dissipar a fumaça huahauahu(só posso rir). Assim como não gosto de ver balões serem soltos pelo céu e espero que esta prática seja extinta o mais rápido possível, pois traz grandes prejuízos à sociedade e à natureza. Então consciência aí pessoal e não soltem balões.

Ah, estava com tanta vontade de comer pamonha que queimei a língua, não esperei esfriar huahauahu(só posso rir também) Até parece que não como durante o resto do ano, afinal é muito fácil encontrar esse prato em qualquer padaria aqui de Recife, mas a que mainha faz é muito saborosa(nhac!!!)

Acho que dividi coisas além do que já tinha falado aqui, mas gosto de falar de pessoas e momentos que significaram, e significam, muito pra mim. Espero que quem ler este post goste ;)
- será que alguém vai ler? huahauahu só posso rir também - liguem não que sou abestalhada mesmo, no bom sentido. E existe abestalhado no bom sentido? huahauah.



*Imagem: Chico Bento(que eu amo!), rosinha e zé lelé. Amo todos, mas Chico Bento é meu personagem preferido da Turminha da Mônica de Maurício de Souza.

Feliz São João, pessoá!!!!!!!!!! =)

Beijão!


P.S. Deixa eu fazer inveja pra quem não mora aqui no Nordeste, posso né? huahaua Amanhã(24/06) é feriado aqui hihihihi

P.S.2 Nesse momento em que estou escrevendo este post tá tocando um forrozinho bem gostoso aqui na rua de casa. Forró pé de serra que eu adoro ;)

P.S. 3 E aí, vamo dançar quadria??? huahuhau

xauuuuuuuuuuuu!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário