sexta-feira, 25 de junho de 2010

E o que achei sobre a disciplina Cinema Brasileiro?


Falei algumas vezes aqui que estava cursando na Faculdade uma disciplina de cinema brasileiro, num foi? Pois bem, estou aqui pra fazer um pequeno relato do que esta cadeira significou pra mim.

É, acabaram as aulas da cadeira, mas não acabou meu amor pela sétima arte, pelo contrário, no decorrer deste semestre pude confirmar que este bem querer pelo mundo cinematográfico só cresceu e só vem crescendo. Poder estudar sobre esta arte, voltando o olhar para a cinematografia nacional, foi incrível. Assim como foi incrível ver o desenvolvimento do cinema brasileiro desde a chegada até os dias atuais transitando pelos seus momentos de ouro e também pelos momentos mais difíceis, como por exemplo, quando as salas de exibições foram invadidas por filmes norte-americanos que caíram na graça do público, fato que quase acabou com as produções nacionais. Mas graças a ação de alguns cineastas - grandes amantes dessa arte- o cinema nacional não acabou ele foi reerguido e vem passando por altos e baixos desde então. O último golpe sentido - e esperamos que seja o último mesmo - foi dado pelo Governo Collor que fechou a Embrafilmes na década de 1990. Enfim, foi uma disciplina que me permitiu conhecer mais afundo sobre a arte do cinema no Brasil e como ela foi e está sendo realizada.

Ah, as aula também foram demais. O professor sempre trazendo filmes referentes a cada período estudado do cinema. Filmes que após serem vistos eram analisados de diversas formas, ou seja, do ponto de vista da história, do enquadramento usado pelo diretor..de todos os "ângulos do estudo". Quanto ao professor Paulo Cunha é simplesmente o melhor que já vi, pois ele possui um amplo conhecimento da cinematografia brasileira. Foi um deleite ouví-lo falar sobre a sétima arte trazendo sempre mais informações do que solicitávamos. Um verdadeiro expert quando o assunto é cinema, mas cinema de uma maneira global. Isso mesmo, ele fazia pontes entre o cinema brasileiro e o iraniano; o cinema brasileiro e o indiano; o cinema brasileiro e o europeu; o cinema brasileiro e o russo; o cinema brasileiro e o japonês; o cinema brasileiro e o mundo. Foi uma honra poder ter Paulo Cunha como meu educador, uma honra inenarrável!

E ele, Paulo, enviou um e-mail falando de algumas pendências quanto as notas de alguns alunos, mas nos dando também um feedback sobre o desempenho da turma, que segundo o mesmo foi bastante bom com resenhas bem escritas(fizemos 4 resenhas de 4 livros) e com apresentações bem executadas(fizemos um miniseminário).

E por falar em nota:
Não quero que me vejam como uma exibicionista, pois estou longe disso. Mas gostaria de relatar que me sai muito bem no quesito avaliação rsrs Posso dizer quais as minhas notas? Vocês não me acharão...sei lá...exibida? Prometem? Quero só dividir algo que me deixou muito satisfeita comigo mesma, tá bom? Pode ser? Vou falar então.
Bom, na primeira nota fiquei com 9,0 e na segunda 9,5. Tendo como média final 9,25. E aí, posso me considerar uma expert em cinema brasileiro? rsrsr tô brincando! Não, não me considero uma expert - e ninguém o é - uma vez que sempre é tempo de aprender algo a mais sobre um determinado assunto e o cinema é um tema que nos deixa grandes amplitudes para serem estudadas e aprendidas, coisa boa né?. E isso é o que pretendo fazer, pois ao final da última aula conversei com o professor Paulo sobre minhas intenções na monografia do curso(faço História e não cinema, mas como sou apaixonada pela sétima arte optei em cursar esta disciplina)...voltando, na monografia pretendo usar o cinema como fonte histórica e documental para o estudo de um determinado assunto/tema(que não vou dizer aqui, mas que algumas pessoas já sabem do que se trata. Só falarei quando tiver concluído a monografia srsr).
Ah, a resposta do professor, vocês devem estar me perguntando. Acertei? Bom, a resposta foi sim, ele aceitou ser meu co-orientador \o/
E concluiu ao saber qual seria o tema: "vai ser muito bom. Esse tema/assunto vai dar samba" Demonstrou empolgação e solicitou que o procurasse assim que terminássemos a férias de Julho. E eu já estou me preparando e fazendo leituras sobre outros aspectos do cinema nacional. Estou empolgadérrima rsrs

Torçam por mim, ok?


Pra concluir o que posso dizer, resumidamente, é que esta disciplina de cinema foi o que eu espera e mais um pouco. E dizer também que estou pretendendo cursar uma outra cadeira do curso de cinema chamada Crítica de Cinema. Que acho vai ser mara! =)

Agora vou indo, pois acho que escrevi demais por hoje.
Bom findi pra ocês!


Bjs!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário