sábado, 26 de junho de 2010

Dividindo um poema e a paz com vocês


Eu queria dividir algo com vocês que me tocou bastante fundo. Eu Estava, no DCE da UFPE, imprimindo meu trabalho de prática de ensino e muito stressada também. Não sei se stressada seria a palavra certa, mas estava ansiosa(é isso) devido a correria que foi elaborar o relatório e tal...e enquanto eu esperava a impressão vi um cartaz exposto na parede do local onde eu li: Madre Teresa de Calcutá.

Bom, ao ler que as palavras escritas ali eram de uma mulher pela qual possuo uma infinita admiração me fez ver o tempo passar mais lentamente, juro! Alguns denominam os escritos dela de pensamentos, outros de poema, outros de textos e outros de orações. Eu não, eu apenas defino como a própria Madre Teresa, pois as suas palavras são a expressão do próprio "ser" Madre Teresa de Calcutá.

Ela tinha uma feição tão meiga, doce e de uma ternura impossível de crer. Foi um ser iluminado e que transmitia uma paz, mesmo para quem estava a quilômetros de distância. Paz sentida por uma garotinha que estava do outro lado do mundo e que ao vê-la pela tv sentiu. Sentiu a paz que ela transmitia aos mais necessitados, a ternura com que ela tratava os mais humildes, o amor que ela dava - sem pedir nada em troca - aos seus semelhantes. E essa garotinha viu naquela senhora a imagem de uma avó, de uma bondosa vozinha. Madre Teresa foi essa "vozinha" para muitas pessoas, uma vó que se preocupava primeiramente com seus "netos"(que eram muitos) para só depois preocupar-se consigo mesma. Mas esta garotinha, anos mais tarde, veio saber que a missão era tão importante para aquela bondosa senhora que não sobrava nem tempo para ela mesma. Fato que só fez aumentar a admiração por Madre Teresa.

A paz, da qual eu falei acima, eu sentia quando olhava para dentro dos seus olhos. E ela tinha um olhar tão doce, né mesmo? Era algo tão puro o seu "olhar o outro", onde ela olhava com amor, afeto, carinho, compaixão, mas nunca com pena. Isso ela não demonstrava, pois tinha sentimentos demasiados nobres. E é assim que pessoas iluminadas como Madre Teresa agem, sendo nobres de sentimentos, nobres de coração e nobres de atitudes.


As palavras que se seguem abaixo são simples, assim como a própria Madre Teresa o era. E é na simplicidade de ser e agir de uma mulher, que mesmo depois da sua partida, continua a acalmar corações aflitos e a tocar estes corações - como o daquela garotinha e hoje mulher - que concluo este post.




Poema da Paz

0 dia mais belo? Hoje
A coisa mais fácil? Equivocar-se
O obstáculo maior? 0 medo
0 erro maior? Abandonar-se
A raiz de todos os males? 0 egoísmo
A distração mais bela? 0 trabalho
A pior derrota? 0 desalento
Os melhores professores? As crianças
A primeira necessidade? Comunicar-se
0 que mais faz feliz? Ser útil aos demais
0 maior mistério? A morte
0 pior defeito? 0 mau humor
A coisa mais perigosa? A mentira
0 sentimento pior? 0 rancor
0 presente mais belo? 0 perdão,
0 mais imprescindível? 0 lar
A estrada mais rápida? 0 caminho correto
A sensação mais grata? A paz interior
0 resguardo mais eficaz? 0 sorriso
0 melhor remédio? 0 otimismo
A maior satisfação? 0 dever cumprido
A força mais potente? A fé
As pessoas mais necessárias? Os pais
A coisa mais bela? 0 amor

(Madre Teresa de Calcutá)


*Foto: Na Foto Madre Teresa de Calcutá

E aí, sentiram a paz transmitida pelas palavras de Madre Teresa? Faz um bem e é muito bom, hein? =)



Bom domingo, pessoal!


Bjs!



Um comentário:

  1. Nossa!! Por um acaso (ou quase isso... não acredito em acaso, rs) encontrei esse seu blog, e pra minha surpresa vi que você gosta da Madre Tereza de Calcutá. Ela é um exemplo de ser humano, soube mesmo doar-se ao próximo!!
    Taí gostei de ver, rs.
    Sou o Anderson, amigo de Paulo do curso de Filosofia.
    Abraço, té mais.

    ResponderExcluir