quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

"Viva Nelson Mandela, viva!"


Há exatos 20 anos, em 11 de fevereiro de 1990, Nelson Mandela foi libertado após 27 anos encarcerado como preso político. Um dos grandes nomes na luta contra o apartheid saiu da sua casa-prisão andando ao lado dos seus...e quem não lembra do gesto que Mandela fez, assim que apareceu caminhando para sua tão esperada liberdade, ele caminhava e levantou seu braço direito e com sua mão fechada saudou o seu povo que gritava ovacionando o seu líder...esse momento eu revi recentemente no filme Invictus, bem como já havia revisto no filme Mandela - Luta pela Liberdade, neste filme em particular essa imagem é muito forte, pois a película trata justamente deste momento na história, retrata justamente esse longo período em que Mandela ficou preso. A sensação de vê-lo sendo libertado(no filme, pois não me recordo do fato em 1990. Era bastante pequena)) é tão forte. É forte simplesmente devido a você que passa a conhecer a história deste homem, deste líder. E o que fica, assim como vi nos filmes que relatei, é a imagem de um homem simples que sempre lutou como ele disse em seu discurso no dia 11/02/1990, ao sair da prisão: “Eu lutei contra a opressão dos brancos. Lutei contra o opressão dos negros. Quero uma sociedade em que todos possam viver em harmonia. Sem ódios, sem racismo de parte e parte.E por este ideal estou disposto até a dar minha vida." Não vejo a hora de poder ver Mandela no dia da abertura dos jogos da Copa do Mundo de Futebol. Gostaria que a África do Sul conseguisse chegar as finais e ganhasse, asssim como aconteceu em Invictus, para poder ver a alegria que eu vi nas faces do povo sul-africano em diversos momentos em que Mandela esteve presente. Não me entendam mal, sou brasileira e claro que torço pelo Brasil, mas seria um momento magnífico na história novamente ...Então façamos como os sul-africanos fizeram hoje, gritemos "Viva Nelson Mandela, viva!" em festejos à sua liberdade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário