quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Olimpíadas de Inverno 2010 - Exemplo de superação


Hoje vi um das mais belas apresentações da patinação artística realizada pela atleta canadense Jonnie Rochette, mas o mais espetacular foi que ela, Joannie, não era a favorita, nem tão pouco a mais esperada das patinadoras para apresentar sua performance na pista de gelo. E o que esta apresentação teve de tão extraordinário? Eu digo. À medida que via as apresentações, e entre elas a da favorita Yu-Na Kim da Coréia do Sul, era absorvida pela beleza dos movimentos. Eis que o locutor anuncia Joannie Rochette e durante sua fala uma coisa chama a minha atenção "vamos ver agora a próxima patinadora, a canadense Joannie Rochette que acabou de perder sua mãe". E eu? Bom, eu paralisei e comecei a me questionar como ela conseguiria realizar sua apresentação...e Joannie entra na pista de gelo, conversa um instante com sua treinadora, é perceptível sua seriedade, seus olhos, captados pelas câmeras, mostram toda a sua tristeza, mas Joannie entra e cumprimenta o público presente que a recebe de forma carinhosa e calorosa, como se estivessem dando um enorme abraço de consolo...agora Joannie se posiciona, a música começa a tocar e ela começa os seus movimentos de maneira graciosa, suave, estava concentrada, mas ao mesmo tempo tive a impressão, ao observá-la, que estava com algo em seus pensamentos... ela faz os movimentos obrigatórios de forma perfeita(aos meus olhos) e eu prendia a minha respiração observando todo aquele sofrimento que ela transmitia, mesmo sem querer...e eis que ela termina e o público levanta e a aplaudi de pé, emocionado e admirado com toda a força que ela buscou dentro de si para poder entrar e realizar sua apresentação até o fim e de maneira espetacular...e ela começa a chorar e todos: jornalistas, público e telespectador, falo por mim, choram junto com ela, que é abraçada novamente por sua treinadora... agora, Joannie se encaminha para esperar sua nota e, enquanto espera fala, ainda chorando, lembrando da sua mãe(que havia falecido há dois dias)...a nota é anunciada: Joannie Rochette fica com a nota 71,36(terceiro lugar) no programa curto da patinação artística - o programa livre, na quinta-feira decide o pódio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário