sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Chico Xavier - O Filme




Quem me conhece sabe que amo ir ao cinema, e muitos que me conhecem sabem o quanto adoro vê os trailers que passam antes de cada filme. Já cheguei a desistir de entrar no cinema ao saber que a sessão havia começado e que os trailers já haviam passado esperando, assim, pela próxima sessão. E foi assistindo aos trailers na sessão do filme Lula - O Filho do Brasil que tive meu primeiro contato com : Chico Xavier - O Filme. Na verdade, até aquele momento, não tinha conhecimento de que este filme estava para ser lançado, nem que estava sendo filmado e foi uma surpresa, uma agradabilíssima surpresa! Lembro que ao iniciar o trailer, estava com um amigo, e questionei: que filme é este? e a resposta veio logo em seguida dada pelo próprio trailer. Lembro ainda que fiquei paralisada, mas fui despertando e falando ao mesmo tempo: Meu Deus, é um filme sobre a vida de Chico Xavier! E eu ia falando para meu amigo Miguel: eu tenho que ver, quando vai estrear?...Bom, o filme é uma cinebiografia de um menino que atendia pelo nome de Francisco de Paula Cândido Xavier, é um filme que retrata a história desse menino que se tornou o maior médium brasileiro, é um filme que estréia no dia 2 de Abril, data esta em que Chico completaria 100 anos se não tivesse desencarnado. Soube, ao ler no site do próprio filme, que esta película é uma entre tantas outras produções em homenagem e comemoração ao centenário de Chico. E sabem o que mais me impressionou em Chico, além de toda sua humildade e simplicidade? Foi seu amor ao próximo, amor este que o ator Nelson Xavier(que o interpreta na fase adulta) lembra que Chico praticou incondicionalmente ao dizer:"Ele viveu, efetivamente, o 'amai-vos uns aos outros'". Chico partiu, mas lembro que ele desencarnou em 2002(há oito anos) e lembro também que foi no mesmo dia em que o Brasil ganhou a Copa do Mundo de Futebol realizada na Coréia do Sul e Japão, lembro ainda que ouvi, no jornal, que Chico Xavier falava sempre que gostaria de partir no dia em que o Brasil(todo o Brasil) estivesse feliz e ele foi atendido, né mesmo? Digo que estou muito, mas muito ansiosa pela estréia do filme, na verdade estou contando os dias, pois vai falar de um ser pelo qual tenho uma admiração profunda. Digo ainda que desde que ouvi falar sobre Chico, ainda na minha infância, procurei saber mais sobre este homem de feição tão acolhedora, de amor irrestrito pelo seu semelhante, de olhar e atitude serena, de bondade enorme e foi através desta busca por saber mais desse ser humano que ouvi falar da Doutrina Espírita, mas como era criança não me aprofundei no assunto, talvez porque não fosse o momento. Mas como toda criança eu cresci e foi na fase de minha adolescência que tive meu outro contato com o Espiritismo(vendo a novela A Viagem remake de Ivani Ribeiro - ano de 1994) a partir daí, não parei mais de estudar a doutrina que me trouxe e me traz respostas e com a qual me identifico. Então, espero que todos assistam ao filme, Espíritas ou não, pois é uma história de um homem que foi espírita sim, mas acima de tudo é um filme que irá nos relatar sobre o ser humano Chico Xavier e que pode preencher e que nos dará grande alento, pois ouvir(re-ouvir) o que Chico falava e seus pensamentos, como este:"embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo recomeço, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim" um pensamento que parece simples, como o próprio Chico o era, mas que nos diz muita coisa.

Bom fim de semana à todos!

bjs!

2 comentários:

  1. Se tiver o mesmo tom emocionante que teve o livro será perfeito esse filme! Pq a história de Chico de qualquer forma é emocionante e vale muito virar um filme! Bjs

    ResponderExcluir