segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Let the sunshine in(Deixe o brilho do sol entrar)


Revi um filme que fazia um tempo considerado que não assistia. Falo de HAIR. Musical, inspirado no espetáculo homônimo da Broadway, que chegou ao cinema em final da década de 70. É um filme do ano de 1979.

Foi meu primeiro contato com um filme musical e me arrebatou de imediato. Meu contato inicial foi, primeiramente, com o LP do filme - meu irmão tem até hoje esse disco. Ao ouvir "Aquarius",uma das músicas mais conhecidas do longa, o vinil não parou mais de tocar aqui em casa. A vontade de ver o filme apareceu imediatamente, mas a internet ainda não existia para facilitar a vida. Mas existia a televisão e eis que um dia vejo o anúncio que "Hair" passaria na TV. E eu consegui ver. Foi um deleite ouvir todas as músicas que tem no LP e vê-las inseridas com as imagens do longa.

A identificação com Hair é sempre reconfirmada a cada revisitada que faço ao filme. E as músicas auxiliam nessa identificação, é só parar para analisar as letras. Temos críticas a sociedade e toda sua forma atrasada de ser, bem como uma crítica ferrenha a guerra. Nesse caso a guerra no Vietnã.

Para mim é difícil escolher um única cena que mais gosto, mas posso escolher duas: A primeira cena, onde temos a chegada de Claude(John Savage) à Nova York deslumbrado com o Central Park. Central Park que, nesta mesma cena, é o palco dos bailarinos do filme que dançam ao som de "Aquarius". Quem consegue ficar parado sem ao menos mexer os pés na hora que esta canção começa a tocar? Eu não consigo! É boa demais a música. Ah, a outra cena de que mais gosto é quando Claude, juntamente com um grupo de hippies composto por Berger(Treat Williams) vai à um almoço na casa de Sheila(Beverly D'Angelo). Claude se apaixona por ela assim que chega de Oklahoma à cidade de Nova York. A música e a encenação de Berger são simplesmente perfeitas. A interpretação de Treat, nesta cena, é o ápice do filme para mim. Talvez seja a cena da qual eu mais goste.


Hair tem muito mais, basta apenas ir até a locadora mais próxima e descobrir o universo musical deste filme!

Fica aí a dica para quem não viu Hair. E para quem já viu, rever o filme sempre. Vale a pena sempre ver e revisitar esta obra-prima do cinema.Afinal, o filme traz explicitamente que Paz e Amor nunca é demais. ;)


*O título do post é um dos títulos de uma das músicas de Hair.

Excelente semana à todos!

Bjs!

4 comentários:

  1. Marcia ,se vc gosta de filme musical,vai adorar o filme mamma mia do Abba...é lindo....veja depois me conte...beijos Sol.

    ResponderExcluir
  2. Solange, preciso rever tb esse filme. Bem lembrado. Adoro Mamma Mia!

    Obrigada pela dica e por me relembrar deste filme. :)

    ResponderExcluir
  3. Comprei "Hair" numa promoção nas lojas Americanas, mas ainda ñ tive coragem de ver. Na realidade, comprei mais por curiosidade e interesse histórico no cinema, bem como por simpatia aos hippies, no entanto, detesto musicais (exceto o espetacular "The Wall - o filme". ACho-os demasiado artificiais e alegres. Mesmo forçados. Caso o assista, espero passar por aqui e dizer o que penso.

    ResponderExcluir
  4. Hair é um filme que marca quem o assiste.
    Acho q vais gostar bastante.

    ResponderExcluir