quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Le petit Nicolas(O Pequeno Nicolau)


Mesmo sem muito tempo para postar aqui, cá estou para escrever sobre um filme que assisti no fim de Setembro. Esqueci completamente de comentá-lo aqui no blog, lembrando essa semana quando o indicava para uma pessoa amiga e querida.

O filme é O Pequeno Nicolau. Fui ao cinema pensando ser um filme normal, mas não. Me surpreendi com a beleza do longa. A produção é francesa que tem como personagem principal(Nicolau) bastante querido pelos Franceses. É uma obra que significa para as crianças francesas o que o Menino Maluquinho significa para as crianças brasileiras.

O meu "surpreender" está no fato que acreditava ser o filme chato. Mas aconteceu o contrário, o longa me encantou pela pureza e inocência expressa na tela. Ver crianças como sempre acreditei que devem ser - como crianças vivendo a beleza da ingenuidade infantil - foi realmente arrebatador.

A história é centrada em Nicolau, e seus amiguinhos, com imaginações bastantes férteis e muito engraçada. Em um belo dia um dos amigos da escola chega com a notícia que tinha chegado um irmãozinho. Os coleguinhas logo o intercalam perguntando como era a vida com a presença desse novo membro na família. A resposta do coleguinha foi de muita inocência e linda. A partir daí a imaginação de Nicolau alçou voos altíssimos, pois o amiguinho cita todos os passos que antecedem a chegada de um irmão, porém o que mais chama a atenção da mente fértil dos menino foi o fato da possibilidade de abandono do filho mais velho em uma floresta. Então, Nicolau chega em casa e começa a ver todos os passos relatados pelo colega acontecendo na sua residência. Uma das cenas mais engraçadas é quando seus pais decidem fazer um piquenique na floresta e Nicolau não sai do carro por motivo nenhum. Encurtando a história, o filme passa a ser focado nas buscas desse menininho tão puro, com a ajuda dos seus coleguinhas da escola, em conseguir se ""livrar" do seu possível futuro irmão mais novo.

O longa também traz outros personagens engraçados: o aluno "sabichão" que delata os amigos em sala de aula para agradar a professora. Tem uma cena engraçadíssima quando o aluno "sabidão" vai realizar o exame oftalmológico e um colega, quando o mesmo retira os óculos na fila para o exame, bate a mão na face dele. Tem o amigo comilão, um outro - que para mim é o mais engraçado e mais hilário de todos - falo de Clotário que vive no mundo dos sonhos e tem uma dificuldade de concentração em sala de aula. E é com ele que temos outra cena muito engraçada, quando o Ministro da Educação visita o colégio e resolve fazer uma pergunta. E ele escolhe quem? Clotário, claro. Todos entram em pânico na sala e a professora(bem engraçada também) tenta trocar pelo aluno mais aplicado. A pergunta é simples: Qual o rio que corta Paris? Resposta: Sena. Clotário faz todo um esforço para relembrar, enquanto todos na sala ficam apreensivos, mas eis que ele responde dando início a uma gritaria de alívio pelo acerto. Eu me acabei de ri nessa hora, pois o Ministro olha para a professora e pergunta: foi uma pergunta tão difícil assim? eu me desmanchei de ri na poltrona do cinema. É muito engraçada a cena. Perfeita!

Tá aí um filme que vale muito, mas muito mesmo ver.

Fica a dica e espero que vocês gostem tanto quanto eu gostei de assistir.

Boa sexta-feira, pessoá!


Bjs!

5 comentários:

  1. É com grande satisfação que inauguro a discussão sobre esta preciosidade chamada "O pequeno Nicolau". Meu interesse nele se deu já na época do festival Varilux do cinema francês (no Cinema da Fundação, alguns meses atrás), mas acabei ñ indo assisti-lo no evento (o mesmo aconteceu com o excelente "Coco Chanel e Igor STravinsky"), mas acabei tendo a possibilidade de assistir a ambos semana passada.

    POis bem, concordo contigo, o filme é encantador na retratação da (deliciosa) ingenuidade infantil. É tbm muito bonito esteticamente e engraçado. COmecei a escrever sobre ele, mas falta de tempo somada a preguiça fez-me ñ terminar (mas o farei!). Postarei tbm minha resenha, mas acredito que porei outras (já prontas) na frente. Ñ sabia que o personagem existia além do filme, como o "nosso" Menino Maluquinho. INteressante. Talvez roube isso da srta. p/ meu texto, mas os créditos devidos ser-lhe-ão atribuidos.

    Ps. as cenas cômicas que destacasse são bem diversas daquelas que arrancaram minhas gargalhadas.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de ler suas impressões sobre este filme.
    Assim q postar me avisa, ok?

    Obrigada pelo comentário aqui.

    É um filme q já está na minha lista de preferidos.

    ResponderExcluir
  3. Bem, ainda não terminei meu texto sobre "O pequeno Nicolau" e mesmo quando o fizer, não o postarei de imediato; no entanto, acabo de postar texto referente a um filme que resenhaste e do qual gostasses: "A origem". Se interessar...

    Bom resto de feriado.

    ResponderExcluir
  4. Já estou indo lá ler.

    Obrigada por avisar!

    ResponderExcluir
  5. Tbém amei o Clotário fazendo um esforço sobre-humano para lembrar o nome do rio. kkkkkkkkkk E a do carro? O filme todo é uma delícia de se ver. Infelizmente, não deu para vê-lo na telona. ;)

    ResponderExcluir