segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1





Harry Potter e as Relíquias da Morte(Parte 1) é - na minha opinião - o melhor filme da cinesérie que teve seu iniciou há 10 anos.






Harry e seus fiéis amigos Ron e Hermione saem em busca das Horcruxes - objetos que contém pedaços da alma de Voldemort - O Lord das Trevas. Adaptado do sétimo, e último livro da saga Potteriana, o filme foi dividido em duas parte. A primeira - atualmente em exibição - chegou aos cinemas no último dia 19/11 e, a já aguardadíssima continuação, só chegará as telas cinematográficas em Julho de 2011. Segundo a Warner, o motivo para dividir o filme em duas partes foi porque o livro 7 traz detalhes importantíssimos que não poderiam ser contemplados em um longa de apenas 2 horas duração. Daí a necessidade de dividí-lo em dois para que se pudesse contemplar os mínimos detalhes que definem o fim da saga Potter. Mas não se iludam que aí tem questões mercadológicas em jogo, claro. Uma franquia como Harry é sinônimo de grande bilheteria.

Voltando ao filme:
O que mais chamou a atenção, logo no início do filme, foi a fotografia. A escuridão das cenas carregam também os "tempos difíceis" que ouvimos em Harry Potter e a Ordem da Fênix. No entanto, sobra um pouco de comédia(não tão acentuada como em outros) que surgem em cenas até tensas como a ida de Harry, Ron e Hermione que fazendo uso do feitiço Poção Polissuco(tipo de feitiço que transforma uma pessoa em uma outra), conseguem adentrar no Ministério da Magia. Ministério tomado pelos Comensais da Morte(espécie de soldado do mal) sob o comando de Voldemort.

A cada cena meu entusiasmo foi aumentando, pois visualizei as partes do livro que mais havia gostado e que queria ver no cinema. Os atores, assim como os personagens principais, estão amadurecidos. Daniel, Rupert e Emma serão para sempre Harry, Ron e Hermione, será difícil conseguir dissociar estes astros dos personagens. Os efeitos especiais, se compararmos com os outros filmes da saga, tiveram bem mais cuidado. Enfim, posso parecer meio suspeita para falar sobre Harry(sou fã mesmo), mas ainda consigo dividir e fazer uma análise crítica sobre esta obra. E mesmo minha paixão por esta história sendo imensa, digo que é o melhor longa da série. Garanto!


Por falar em atores..Daniel Radcliffe(Harry Potter) e Rupert Grint(Rony) cresceram não só em tamanho, mas como atores também. Deixei Emma Watson(Hermione) - uma das minha atrizes preferidas da nova geração de astros - por último. Por que? Pela sua atuação e seu crescimento como atriz. Atriz que nos promete grandes atuações no futuro. Vê-la em cena é um deleite!

Abrindo um parêntese:
Emma está belíssima! Isso é perceptível desde sua primeira aparição no filme. Ela se tornou uma mulher linda e muito competente na arte de atuar. Ela, mesmo uma mulher feita, não perdeu seu charmoso jeito menina de ser. Ela é, e está, linda!

Voltando:
Os três mosqueteiros(Harry, Ron e Hermione) saem, como já dito , a procura das Horcruxes. Encontram uma - vale lembrar que eles já haviam destruídos duas anteriormente: o diário de Tom Riddle(destruída por Harry) e o anel de Marvolo Gaunt(destruída por Dumbledore). E nessa primeira parte de Relíquias da Morte há a eliminação da terceira horcrux: o medalhão de Salazar Slytherin destruído por...não vou falar para não estragar o filme, caso alguém não tenha visto ou não tenha lido o livro.

E por falar em Relíquias da Morte , há uma explicação sobre isso. Contada através da história de 3 irmãos com a morte. E de como os "presentes" que ela(a morte) ofereceu a pedido dos irmãos - os presentes juntos - podem fazer quem detiver os objetos ter um poder supremo.
Poderia descrever mais cenas, mas é melhor não falar muito para não revelar segredos que só podem, e devem ser descobertos, na sala de cinema.

No entanto irei relatar uma que foi um verdadeiros deleite. De todas as cenas a mais lindinha - e que eu mais amei - é quando Hermione - assustada e preocupada com Ron por ele ter aparatado da cabana onde eles estavam, devido a uma discussão com Harry - começa a dançar com Potter. Ele vendo sua tristeza a retira para bailar e a música que toca é O CHILDREN, na voz de NICK CAVE. É bem engraçadinha a cena e... ela está linda. A letra diz, entre outras coisas:

"Ó filhos

Perdoa-nos agora para o que temos feito
Ele começou como um pouco de diversão
Aqui, tome estas, antes de fugir
As chaves para o gulag

Ó filhos
Levante sua voz, levante sua voz
Crianças
Alegrai-vos, alegrai-vos "

Há ainda algumas perdas. Personagens que todos adoram, mas que se vão. Não, não vou relatar nada sobre esta parte do enredo, mas é bom irem preparados porque são cenas um pouco tristes.

Enfim, Harry Potter e seus amigos cresceram. Ele, Ron E Hermione amadureceram, mas não perderam o que eles possuem de mais belo: a amizade. E por esta relação, e por serem grandes amigos, se unem para pela defesa disso e muito mais. E como os três mosqueteiros: são um por todos e todos por um!

*Imagens: a direita cena do filme e a esquerda o poster do mesmo.

Digo que assisti ao filme duas vezes. Mas ainda sinto vontade de rever :)

Boa sessão de cinema a todos!

Uma excelente semana!

Bjs!


Nenhum comentário:

Postar um comentário