domingo, 14 de novembro de 2010

O início do aguardado final


Na próxima sexta-feira(19/11) chega a grande tela do cinema o aguardadíssimo Harry Potter e as Relíquias da Morte(Parte 1). Acompanho essa cinesérie, que tanto amo, desde seu início. Ao contrário de muitos, não comecei a gostar lendo os livros, mas assistindo aos filmes. Só li, até o presente dia, um dos sete livros publicados - que foi Harry Potter e o Enigma do Príncipe. E estou na metade do 7º livro(Relíquias da Morte). O que posso dizer é que a autora - J. K. Rowling - escreve divinamente bem. A mulher consegue prender nossa atenção desde a primeira página até a última palavra do livro.

E o cinema parece ter conseguido repassar a história HP(Harry Potter) divinamente bem para as telas. A adaptação do primeiro livro ao sexto da série - HP e a Pedra Filosofal até HP e O Enigma do Príncipe - foram excelentes. Apesar de ter havido discordâncias quanto ao terceiro livro adaptado - HP e o Prisioneiro de Azkaban - onde muitos fãs não ficaram satisfeitos. Mas esse é um dos problemas enfrentados quando se vai adaptar um livro para o cinema, principalmente um livro que é adorado por milhões de leitores ao redor do mundo. As reclamações pareciam iguais, ou seja, fãs que sentiram falta de um determinado trecho, cena ou acontecimento que o filme não retratou. Este é um dos problemas que acontece quando da adaptação de livros para o cinema. Mas que não quer dizer que o filme tenha sido ruim, afinal a bilheteria sempre foi bastante expressiva.

Bom fica aí a dica para que vocês anotem nas suas agendas cinematográficas o dia de estréia dessa cinesérie que encanta a milhares de fãs. Encanta quer seja um adolescente, quer seja um adulto. Afinal, Harry Potter é para todas as idades!
J. K. Rowling, a autora, com a história do bruxinho Harry Potter e seus amigos Hermione e Ron traz, não apenas uma história sobre magia e encantamento, mas principalmente uma história onde encontramos amizades, lealdade e companheirismo na sua forma mais sublime e pura.


*Imagem: Harry, Ron e Hermione em ação.

Bom filme, pessoá!

Excelente feriado!

Bjs!

4 comentários:

  1. Quando vi esta postagem, pensei em comentar, depois desisti e agora voltei à primeira inclinação, apesar que certas idéias já me fugiram. Dessa forma, as críticas serão menos contundentes.
    Tbm conheci a série pelo filme: este me levou aos livros; no entanto - se não me falha a memória - fiquei pelo começo; assisti apenas aos 2 primeiros e li apenas o primeiro, embora possua os 3 primeiros livros. Corrobora sua afirmação: a autora escreve muito bem, prende mesmo a atenção e, ainda que haja coisas melhores de se ler, não me parece se tratar duma leitura deformante para crianças (e/ou adultos infantilizados). Meu interesse pela série se deu na esteira de "O Sr. dos anéis" (virei fã e não só assisti, mas tbm li a trilogia, apesar de não haver lido os demais livros); porém, se a própria trilogia de Tolkien me interessa bem menos atualmente, que dirá a série "Harry Potter"! Volto a afirmar: vejo qualidade nela, mas há coisas que me interessam muito mais; um bom exemplo são dois dos filmes que assisti esta semana na III Janela internacional de cinema do Recife: "Cópie conforme" de Abbas Kiarostami e "Poesia" de Lee Chang-Dong. Evidentemente, estes não são filmes muito interessantes p/ crianças mas p/ adultos sim; dai meu raciocínio é tal: porque assistir o bom Harry POtter, se posso assistir o ótimo filme "A", "B" ou "C"?

    Em tempo: a crítica da enjoada Isabela Boscov (Veja) falou muito mal desta primeira parte final de HP: como que um inôcuo e injustificado prólogo do epílogo, ou, p/ ser mais claro, um caça níqueis descarado. Faça-se justiça: embora Boscov seja geralmente enjoada, ela elogiou TODOS os filmes anteriores da série, condenando apenas este último, já que a divisão em duas partes pareceu-lhe injustificada (e mal sucedida!).

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu fui no feriado para a Janela Internacional de cinema. Gostei bastante. Pena q não pude ir mais dias.

    ResponderExcluir
  3. Não fui a todos os dias, mas fui a vários e posso dizer que a cobertura (extra-oficial) que farei no meu blog será abrangente. Se perdestes àquela, não percas esta! ;)

    ResponderExcluir
  4. Valeu a dica.
    Passo no seu blog pra ver sim.
    bjs!

    ResponderExcluir