sexta-feira, 24 de setembro de 2010

'Lula' para o Oscar 2011


Na última quinta-feira(23) o Ministério da Cultura anunciou a escolha do filme que irá concorrer a uma das cinco vagas da categoria Melhor Filme Estrangeiro do Oscar 2011. O filme escolhido, LULA - O FILHO DO BRASIL(dir. Fábio Barreto), foi na contra-mão do resultado final da enquete que o próprio Ministério realizou entre os dias 8 e 20 de Setembro. Enquete que auxiliaria a Comissão de Seleção (composta por membros indicados pelo Ministério da Cultura, pela SAv, Ancine e Academia Brasileira de Cinema) na decisão sobre o filme a ser indicado para disputar as cinco vagas a melhor filme em língua estrangeira.

A população, chamada a participar, escolheu a produção Nosso Lar como filme para representar o Brasil nesta categoria. O filme obteve 70% dos quase 130 mil votos computados, ou seja, quase 89.000 votantes. Enquanto Lula - O Filho do Brasil ficou com 1%, quase 1.500 votos ficando em sexto lugar na preferencial do público. A justificativa para a não aceitação do resultado popular - bastante expressivo, diga-se de passagem - e para a escolha do filme de Fábio Barreto nas palavras de Roberto Faria(Presidente da Academia Brasileira de Cinema) foi: "Levamos em consideração o Brasil. [Esse filme] reflete um pouco a nossa vida. Lula é uma estrela aqui e fora daqui". (Fonte: Gazeta Online)

Apesar de muitos não terem apreciado Lula - O filho do Brasil nos cinemas e da pouca bilheteria obtida, gostei do filme sim. No entanto, não entendo o por que do Ministério realizar uma enquete que, ao que parecia, iria servir de auxílio para a escolha do filme que representará, se escolhido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, o Brasil na 83ª Premiação Anual do Oscar. E parece que o "auxiliar" os membros da comissão responsável na escolha do filme não foi utilizado, uma vez que a Academia Brasileira de Cinema escolheu por unanimidade o filme de Barreto. Qual o sentido da enquete, então?

Mesmo não concordando com a forma que se deu a escolha do filme estou na torcida pelo Brasil, que vai concorrer com outros 95 países a uma das cinco vagas da categoria melhor filme em língua estrangeira. Espero ver nosso país entre os cinco finalistas e quem sabe ganhador da primeira estatueta do Oscar. Hein? vamos torcer, o filme não é ruim como dizem. Eu pelo menos gostei. Mas não foi o meu escolhido na enquete

Excelente fim de semana, pessoá!

Bjs!

Nenhum comentário:

Postar um comentário