quarta-feira, 7 de julho de 2010

O tempo não parou, mas Cazuza continua conosco


Hoje faz exatos 20 anos que Cazuza nos deixou e partiu para o andar de cima. Não poderia deixar de escrever algumas palavras sobre este cantor que entrou na minha vida ainda pequena.

Cazuza,poeta da música brasileira, me conquistou quando eu ainda era uma pré-adolescente. A primeira vez que ouvi suas canções foi através do meu irmão, pois ele possuía(ainda tem) o LP(ou o antigo disco de vinil). Álbum este que tem como título a música tema "O Tempo não pára" e é incrível, pois lembro nitidamente do momento em que peguei o disco, coloquei da vitrola(ou radiola se preferirem) e ouvi aquela letra: "Disparo contra o sol/sou forte, sou por acaso/minha metralhadora cheia de mágoas/eu sou um cara/cansado de correr na direção contrária/sem pódio de chegada ou beijo de namorada/eu sou mais um cara/...eu vejo o futuro repetir o passado/eu vejo um museu de grandes novidades/o tempo não pára/não pára, não, não pára. O que aconteceu? Escutei o disco todo, até o fim e repeti novamente, sendo conquistada naquele momento. A partir daí não consegui deixar de ouvir mais Cazuza.

Quando passei a admirar esse cantor?(podem me questionar) O ano não lembro, mas lembro que ele já havia partido para o outro plano. Então, comecei a perguntar ao meu irmão quem tinha sido aquele cantor e ele me falava dele. Além disso passavam algumas entrevistas na TV, onde outros cantores falavam dele, programas especiais eram exibidos com a imagem e as falas de Cazuza...enfim, fui aos poucos conhecendo e me encantando com o artista e, posteriormente, como o ser humano que buscava viver a sua maneira. E ele viveu sim. Alguns o criticaram por tanta coisa, mas quem ama Cazuza o aceita da maneira que ele foi. Ele foi autentico, foi ele mesmo, deu a cara pra bater e não estava nem aí para o que falavam dele. Ele só queria ser feliz, e foi, a sua maneira. Temos que bater palmas, pois uma pessoa que decide viver e ser do jeito que deseja ser,sem se preocupar com o que os outros estavam pensando de si, merece toda nossa admiração. E isso não é fácil, hein?

E não era fácil para Cazuza também, mesmo com toda sua força e sua vontade. Mas ele expressava toda sua ira, todo seu amor, todo seus questionamentos do mundo que o cercava através de suas letras, que na verdade são verdadeiros poemas. Poemas que nos faz pensar, poemas que nos faz refletir, poemas em que nos encontramos e poemas com os quais nos identificamos.

Cazuza nos cantou e nos encantou. E sei que não fui, e nem serei a única, a descobrir este poeta e músico, pois ele continuará a ser descoberto por um pré-adolescente em qualquer época. E este adolescente irá se identificar sim, pois o que Cazuza falava continua atual. Afinal ele foi um questionador de uma sociedade que vivia na hipocrisia. Aliás, essa hipocrisia mudou? Eu acho que não, na verdade, acredito que aumentou. E nada como ouvir as palavras de Cazuza para sentirmos esta atualidade tão presente, quando ele diz: "Não me convidaram/pra esta festa pobre/que os homens armaram pra me convencer/apagar sem ver/toda essa droga/que já vem malhada/antes deu nascer.../não me sortearam a garota do fantástico/não me subornaram/será que é meu fim?/ver Tv a cores/na taba de um índio/programada/pra só dizer sim/Brasil/mostra a tua cara/quero ver que paga/pra gente ficar assim...

Enfim, Cazuza é eterno e mesmo após esses 20 anos de sua partida continua a me inspirar e me faz entrar em contato comigo mesma quando ouço suas canções. A única coisa que sinto falta é de não ter podido ver um show seu.

Amo e amarei esse cantor e este poeta!

*Foto: Cazuza

Boa quinta-feira!

Bjs!

P.S. E quis o destino que exatamente hoje(07/07), dia em que completa 20 anos que Cazuza nos deixou, seja o dia em que partiu para o andar de cima Ezequiel Neves, o Zeca, produtor musical e amigo de Cazuza. 20 anos depois eles se reencontram lá em cima. A festa deve tá boa lá em cima, hein? Afinal reencontro de amigos é sempre uma festa.
Saudades de Cazuza!


Nenhum comentário:

Postar um comentário