sexta-feira, 2 de abril de 2010

Meu apoio a Ricky Martin


Queria comentar uma notícia que li no início desta semana, precisamente no dia 29/03, uma segunda-feira. Estava navegando pela internet e lendo as notícias do dia, quando me deparei com uma em especial sobre o cantor porto-riquenho Ricky Martin, onde era noticiado que o mesmo havia assumido sua sexualidade e corri para abrir o link e comecei a ler.Confesso aqui que foi bem emocionante poder ler algo tão profundo, pois na mesma notícia constava relatos feitos pelo próprio cantor em seu site oficial e imagino como deve ter sido difícil se expor dessa maneira para o mundo. Lembro que desde minha adolescência ouço, das pessoas que não tem o que fazer a não ser falar da vida alheia, especulações sobre a orientação sexual de Ricky e digo que sempre achei de uma falta de senso, pois o que traria de benefício para a vida das pessoas saber ou não se o cantor era gay? Até hoje não entendo o porque dessa curiosidade do ser humano a respeito da sexualidade alheia, sinceramente não consigo enxergar a mundança que tal saber pode trazer nas vidas dessas pessoas. Entretanto, como já estou ouvindo e vendo a repercussão da declaração que Ricky fez, como piadas de mal gosto sobre sua sexualidade e brincadeiras sem sentido, resolvi expressar meu apoio a este homem público que teve a coragem de abrir seu coração ao mundo.
Ao ouvir as "brincadeiras" que começaram a ser proferidas sobre a sexualidade de Ricky, tive mais uma confirmação do quanto o ser humano pode ser e muito cruel quando quer. E, ao mesmo tempo, fiquei lembrando das palavras de Ricky que a mesma notícia me trouxe, onde ele falou: "eu me sinto muito abençoado em ser quem eu sou". Ao lermos tal afirmativa vemos que ele está bem consigo mesmo e isso é o que importa para cada ser humano, em qualquer situação na vida. O que quero dizer é que independente de qualquer coisa, se estamos bem conosco que importam os outros, né mesmo?
Ao continuar a leitura, da reportagem, consta que Ricky Martin decidiu escrever suas memórias, trazendo logo em seguida uma citação do cantor, que diz: "a partir do momento que eu escrevi a primeira frase eu tinha certeza de que o livro seria a ferramenta que me ajudaria a me libertar das coisas que eu carregava dentro de mim por muito tempo, coisas que eram demasiadamente pesadas para serem mantidas lá dentro. Escrevendo esse relato da minha vida, eu me sinto muito perto da minha verdade. É algo a se comemorar."
Continuei lendo e me deparo com algo bem forte de se ler, onde ele fala que o único lugar que não sentia medo de suas próprias emoções, era no palco. Imaginaram como era sua vida? Muito difícil viver assim e muito injusto também para com qualquer ser humano. Ele afirma que "assumiu" agora pelo simples motivo que está sentindo a mesma liberdade que só sente quando está no palco.
Fala ainda que muitos amigos e familiares sabiam da sua homossexualidade e que os mesmos o aconselharam a não revelar. Ele disse: "muitas pessoas me disseram que o mundo não estaria disposto a aceitar a minha verdade. Por todos os conselhos que eu recebi dessas pessoas, decidi seguir em frente com a minha vida e não compartilhar a minha verdade. Fui seduzido pelo medo e insegurança, eu me auto-sabotei." Tá aí um desabafo de sentimentos guardados e represados por muito tempo. E ele complementou em seguida com algo ainda mais profundo "esses anos de silêncio e reflexão me fizeram mais forte e me lembraram que a aceitação tem que vir de dentro. Este tipo de verdade me dá o poder de conquistar emoções que eu nem sabia que existia."

Agora peço que se coloquem no lugar dele e se imaginem vivendo emoções nunca antes vividas... Conseguem sentir a liberdade da qual Ricky fala em seu relato? Espero que sim.

Aproveitando que estamos em um momento de reflexão e estamos na semana santa, semana na qual lembramos de um homem chamado Jesus que pregou o amor ao próximo quando falou: "amai-vos uns aos outros como eu vos amei". Então, acredito que tais palavras devam ser postas em prática no dia - a - dia e não apenas em épocas como Natal e Quaresma, mas durante todos os dias de nossas vidas. Acredito também que o amor anda lado a lado do respeito, então vamos respeitar também uns aos outros.

Acho importante postar minha opinião sobre esta notícia, e não vejo como proliferação de uma fofoca, mas como uma forma de expressar minha opinião sobre o tema homossexualidade.
Devemos lutar contra qualquer tipo de preconceito, inclusive contra a homofobia que está disseminada e camuflada na nossa sociedade.

Então, digamos não a toda forma de preconceito.

E digamos sim a igualdade de direitos que está sacramentada na constituição, mas que ainda não foi posta em prática.

Bom fim de semana para todos!

Bjs!

Nenhum comentário:

Postar um comentário