domingo, 19 de dezembro de 2010

"Heathcliff, sou eu, Cathy, eu voltei para casa"


Estou aqui ouvindo uma linda canção de antigamente. E põe antigamente nisso, acredito da década de 1980. Chama-se Wuthering Heights (traduzindo: tempestuosas colinas), de composição(se não estou enganada) e voz de Kate Bush. Lembram dela? Nossa, fazia tempo que não ouvia sua linda voz peculiar.

E eis minha surpresa, dias atrás quando ouvia esta mesma canção com amigos, e percebi, pela tradução, que a letra falava de um certo Heathcliff. Quando criança não sabia nem o significado da letra somente agora, após tantos anos sem ouvir a canção, pude prestar pela primeira vez atenção na letra.

E sabem minha descoberta?

Heathcliff, é o mesmo Heathcliff do filme O MORRO DOS VENTOS UIVANTES. Filme que , por sua vez, foi adaptado da clássica obra literária homônima da escritora e poetisa inglesa Emily Brontë. Longa-metragem que tinha visto fazia um tempo bastante considerado, mas que ficou marcado em minha vida pela magnífica história que o cinema me apresentou. Quando comecei a assistir ao filme lembro, como se fosse hoje, que acretiva ser o mesmo chato e parado. Mas fui cativada pela narrativa que me envolveu e me transportou para os Morros dos ventos Uivantes e para a bela história de amor entre Heathcliff e Catherine ou, como canta Kate na sua música, entre Heathcliff e Cathy.

Heathcliff, um órfão cigano, é acolhido pelo Sr. Earnshaw, pai de Cathy e de Hindley. Hindley hostiliza Heathcliff desde sua chegada à família, que suporta todo sofrimento por amor a Cathy. Sofrimento que aumenta com a morte do Sr. Earnshaw que o protegia. Cathy, mesmo apaixonada por Heathcliff, casa-se com seu rico vizinho Edgar, pois ansiava por uma vida melhor. Esse casamento arruina a vida e as ilusões de Heathcliff que foge da casa e retorna dez anos depois, como um rico proprietário, para se vingar de todos que o humilharam.

O filme é de 1939 e foi dirigido por William Wyler. Tem nos papéis principais Laurence Olivier (Heathcliff) e Marle Oberon (Catherine Earnshaw). O longa concorreu a oito estatuetas do Oscar, mas ganhou apenas o prêmio de melhor fotografia. E a fotografia é realmente belíssima! Perdeu a maioria dos prêmios para ...E o vento levou, filme estrelado pela esposa de Laurence, a estonteante e maravilhosa Vivien Leigh. Agora, difícil realmente a decisão do júri da academia, pois são duas obras da cinematografia mundial que não dá pra definir qual seria melhor. Apesar de ser apaixonada pelo ...E o vento levou, O Morro dos ventos uivantes é uma obra que merecia a estatueta de melhor filme.

Não sei se o filme, O Morro dos ventos uivantes, é de fácil acesso. Mas se tiverem a oportunidade de ver e apreciar essa maravilha do cinema, não perderão tempo. O longa é em preto e branco - adoro filmes em preto e branco - e...é lindo!

E a música, podem questionar. Acertei?
Escutem e, com toda certeza, quem tem acima de 20 anos vai recordar sim da canção. Acredito que mesmo quem tenha uma faixa etária abaixo dos 20 anos pode ter escutado, em algum momento, da vida esta música: Wuthering Heights ( Kate Bush). E quando ouvimos e olhamos para a letra desta canção, para quem já viu o filme, a associação é imediata. Principalmente quando ela canta o refrão. Vou deixar uma parte desta música aqui. E ela diz:




Wuthering Heights
( Kate Bush)

Lá fora nas tempestuosas colinas
Nós giravamos e caíamos no gramado
Seu temperamento era como meu ciúmes
Ardente e ávido demais
Como pôde me abandonar
Quando eu mais precisei te possuir?
Eu te odiei, eu te amei também

Sonhos ruins à noite
Você me dizia que eu perderia a luta
Deixaria para trás minhas tempestuosas tempestuosas
Tempestuosas Colinas

Heathcliff, sou eu, Cathy, eu voltei para casa
Sinto tanto frio, deixe-me entrar por sua janela
Heathcliff, sou eu, Cathy, eu voltei para casa
Sinto tanto frio, deixe-me entrar por sua janela

Oh, aqui é escuro e solitário
Deste outro lado, longe de você.
Eu sinto tanta saudade, eu percebo que o destino
Fracassa sem você
Estou voltando amor, cruel Heathcliff
Meu sonho, meu único mestre

Há muito tempo eu vagueio pela noite
Estou voltando para o seu lado, para consertar isto
Estou voltando para casa, para minhas tempestuosas, tempestuosas
Tempestuosas Colinas

Heathcliff, sou eu, Cathy, eu voltei para casa
Sinto tanto frio, deixe-me entrar por sua janela
Heathcliff, sou eu, Cathy, eu voltei para casa
Sinto tanto frio, deixe-me entrar por sua janela
...


Se tiverem a oportunidade, escutem esta música e assistam ao filme.Vale muito e...é lindo! =)
ah, se quiserem, o clip da canção pode ser visualizado no youtube. clip antiqüíssimo rsrs


*Título do post: Letra de Kate Bush
*Imagem: Poster do filme de 1939

Excelente semana, pessoá!

Bjs!!!!

7 comentários:

  1. BOA TARDE, MEU NOME É ADRIANO E ESTAVA PESQUISANDO SOBRE HEATHCLIFF E A OBRA LITERÁRIA, OUVINDO TAMBÉM ESSA BELÍSSIMA MUSICA DA KATE, QUANDO VI SEU BLOG...PARABÉNS PELO BLOG...ADORO CINEMA E BOA MÚSICA TAMBÉM...SE TIVER AKGUMAS DICAS PODE MANDAR PARA ME E-MAIL ADRGUSTAVO@YAHOO.COM.BR

    ResponderExcluir
  2. Olá. Realmente muito bom gosto o seu....Como sou mais velho tive o privilégio de ser brindado com o filme e a música da maravilhosa Kate Bush....Só gostaria de salientar que houve o "remake" do filme...estrelado pelo premiadíssimo Halph Fiennes...Lindo e espetacular também .....vale a pena....parabéns pelo ótimo gosto.
    José

    ResponderExcluir
  3. Sua postagem é de 2010, e hj estava ouvindo essa música e algo me fez pesquisar sobre...Mt legal essa sua postagem Márcia...Valeeeu!

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. CRENTELHO DOS INFERNOS!
      OS EVANJEGUES ASSOCIAM TUDO COM O DIABO!
      Ô RACINHA DESGRAÇADA!

      Excluir
  5. Olá, sou apaixonada por esta história e por esta música. O melhor Heathcliff, na minha opinião, foi interpretado pelo belíssimo Tom Hardy, uma versão mais recente, perfeito no papel. Esta versão está no YouTube legendada pra quem quiser se emocionar. Amei a história e o casal desta versão, que de tão perfeitos se tornaram casal na vida real, Tom Hardy e Charlotte Riley, a Cathy nesta versão. Sempre amei essa música da Kate Bush, mesmo antes de saber que se tratava do livro da Emily Brontë. Obrigada pelo post!
    Liliana.

    ResponderExcluir
  6. Tenho 27 anos e escutei essa música pela primeira vez mês passado, através de uma música da Banda Desejo de menina ( precisa de amor e carinho) foi procurar se tinha ela em inglês, acabei achando a versão original, comecei a ouvi e a repetir ela várias vezes( assim que terminava eu voltava) não foi na voz da cantora original, mas a vós da que ouvi era parecida... Hoje fui pesquisar pela nome do rapaz citado na música....

    ResponderExcluir