sexta-feira, 10 de junho de 2011

"As pessoas continuarão a apaixonar-se por toda a eternidade"


Alguns posters atrás citei que havia visto CASABLANCA.

Foi a primeira vez que assisti a este filme.

Há muito tempo que esperava a oportunidade de "degustar" este longa, mas sempre que fui à locadora de vídeo paseava pela prateleira dos "Clássicos" e namorava com CASABLANCA. Até pegava a caixa do DVD, mas nun ca o locava, deixando sempre para a próxima semana.
Depois de tanto protelar consegui ver, graças ao empréstimo do DVD por uma amiga, tendo contato com um dos filmes mais belos que vi. Pude sntir a beleza que CASABLANCA exala através da tela com suas cenas e cenários que reproduzem o Norte da África.

O longa tem curiosidades interessantes como o fato de Ingrid Bergman não saber, até o fim das filmagens, se a sua Ilsa terminaria nos Braços de Ricky (Humprey Bogart), bem como o fato da cidade de Casablanca, no Marrocos, não passar de cenários construídos nos Estúdios da Warner Bros. . A narrativa é justamnte centrada nessas duas personagens que, desde o começo, nos faz questionar o por que de estarem separados.

No caminho dessa linda história de amor está a Segunda Guerra Mundial, uma personagem coadjuvante que pode muito ber ser definida com uma antagonista. Pois o fato desse amor acotecer nesse período traz questionamentos a mente do espectador como: "e se a guerra não existisse, teria sido diferente?" O desenrolar da trama e seus flashbacks traz as elucidações as questões que permeiam a cabeça do telespectador. Tudo isso regado ao som da bela canção "As time goes by".

Ah, uma coisa é certa, não tem como relembrar do filme sem se perguntar - ao lembrar do final: o que aconteceu na vida daquelas personagens depois do último díalogo, depois do último adeus?


*Título do post: uma parte da letra da música tema do filme "As time goes by"

P.S. Se deliciem com CASABANCA nesse fim de semana dos namorados.


Bom fim de semana, pessoá!


Bjs!!!!!!

2 comentários:

  1. Primeiramente, permita-me perdir-lhe desculpa por não mais ter aparecido por aqui. Um dos motivos foi preguiça; o outro, melhor não mencionar.

    Não assisti "Casablanca" ainda, embora minha mãe o tenha adquirido na promoção das Lojas Americanas. Meu interesse por ele se dá mais no âmbito da curiosidade do que do interesse (no sentido de imaginar que gostarei dele, ou seja, no sentido de ter boas expectativas).

    Interesso-me tbm por tratar-se dum clássico (assim como "E o vento levou", o qual tbm não assisti e que me dá sono só de pensar nele...), tendo em vista almejar eu ter um conhecimento cinematográfico ao menos pseudo-enciclopédico algum dia.

    Como não podia deixar de ser, eis minhas críticas:

    1) vc podia ter desenvolvido mais o texto; muito curto e entrou pouco no enredo e nas suas considerações sobre ele (a história me lembra um pouco a do ótimo "O paciente inglês");

    2) essa coisa de dia dos namorados é só mais uma data artificialmente criada p/ movimentar o comércio, tal qual dias das mães, dos pais, etc. Mostre-se sim o amor pelas pessoas queridas, mas sem submeter-se a datas impostas.

    Ps. há dois filmes-romance que acho excelentes: um é "As pontes de Madison"; o outro, juro que esqueci (ah, após muito tempo pensando, enfim lembrei: "Cidade dos anjos"; este último é um tanto piegas, mas eu gosto).

    Xêro e boa semana.

    ResponderExcluir
  2. Eita, tens q assistir a este filme. Bom demais!

    ResponderExcluir