
E cá estou de novo para falar sobre a proximidade da estreia do filme Nosso Lar nos cinemas.
Na próxima sexta-feira, dia 3 de setembro do ano de 2010 , chega às 400 salas de cinema espalhadas pelo Brasil o tão aguardado filme Nosso Lar. E cá estou na contagem regressiva desde o dia em que soube que a película estava sendo filmada.
Como todos devem saber o filme é baseado na obra homônima psicografada por Chico Xavier. Eu tive a oportunidade de ler o livro, no entanto não cheguei a concluir a leitura do mesmo. Mas confesso que vou dar continuidade, ou melhor, ler novamente do inicio.
Acho que já falei aqui que, ao ler alguns dos capítulos que compõem o livro, imaginava a cenas em minha mente. E poder ver, ainda no trailer, alguns desses momentos da minha leitura é incrível! É incrível porque o filme faz esse "imaginar" se tornar palpável aos meus olhos.
Esse post é mais um lembrete para todos relembrarem a data de estréia do filme.
Mesmo resfriada e com um pouco de febre tinha que escrever aqui, mais uma vez, sobre este filme. Um filme que vai muito além de uma obra de arte. Pois está retratando um dos livros mais importantes para mim. E mesmo que não tenha lido toda a obra, o que farei muito em breve, é importantíssimo para mim. Importante porque já leio e estudo sobre a doutrina espírita desde minha adolescência e digo que me faz muito bem e que traz muita paz.
E não, o filme não busca uma doutrinação. O próprio diretor do filme, Wagner de Assis, afirmou em entrevista "não ter a intenção de doutrinar ninguém". Além do mais, o espiritismo não força ninguém a aceitar sua doutrina, o espiritismo não diz que sua doutrina é a"verdade" absoluta, o espiritismo não importuna e nem força ninguém a seguir seus ensinamentos. Ao contrário, é uma doutrina que respeita todas as outras crenças.
Vou abrir um parêntese aqui e trazer uma opinião particularmente minha. No que concerne as religiões de uma maneira geral, para mim, não existe uma que seja a verdade absoluta. Vou ser mais clara, não existe um religião certa. Para mim, cada uma das instituições religiosas que habitam esse grandioso globo terrestre tem sua forma de pensar DEUS. Sendo assim, todas instituições nos levam ao caminho do bem e é isso que importa. Então, não existe isso de uma religião "A ou B ou C ou D" achar que o que afirma seja a única verdade e o certo a ser seguido. O que importa na verdade é nos sentirmos bem dentro de uma determinada instituição, o que importa é sermos bons seguindo e praticando o bem. Pois, ao meu ver, é isso que o Ser supremo espera de nós que sejamos bons e amemos uns aos outros, praticando o bem e amando ao próximo. Essa é a máxima que nosso Pai sempre nos ensinou. Eu sou espírita, pois me faz bem e me traz paz estudar a doutrina. É através da doutrina espírita que tenho respostas as minhas indagações e me identifico com ela. Esta é a minha verdade e espero que seja respeitada, assim como respeito a de todos.
Enfim, é um filme para todos que apreciam a sétima arte. Uma oportunidade para alguns críticos do espiritismo buscar entender e compreender esta doutrina. Mas repito, não é um filme apenas para espíritas e sim um filme para todos.
Espero que sintam a paz que eu sinto ao ver o trailer. O filme traz muito mais, garanto! Como? Eu apenas sinto.
Boa semana!
Bjs!