segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Como Esquecer


"o que será que é o contrário do amor?"


"o amor é sempre um pacto contra o tempo"


Acabo de ver um trailer de um filme que me encantou e conseguiu já me emocionar. Como queria saber mais sobre a película busquei informações nos sites de cinema e jornais.

O filme é Como esquecer, que nos traz uma história de amor como outra qualquer. No papel principal Ana Paula Arósio, que vive Júlia, uma professora de literatura inglesa que busca reconstruir sua vida depois de uma relação amorosa intensa e duradoura com Antônia, seu grande amor.O filme traz uma narrativa de Júlia sobre sua dor, ou seja, uma visão dela por ela mesma. Além disso a película traz outros personagens que Júlia encontra e que possuem dores semelhantes.

O filme, como percebido, é de temática gay. O diferencial está justamente no tema trazido, uma vez que o cinema, quase sempre, quando trata da homossexualidade traz tramas envoltas pela violência e com fins trágicos. Mas dessa vez é diferente. E como bem disse a diretora Malu de Martino"nosso filme é gay, mais do que homossexual", ou seja, é um filme que trata da história de pessoas gays que não discutem a sua orientação, mas que a vivem sem questionamentos. Com personagens que tem relacionamentos, e terminam esses relacionamento, e sofrem com o fim desses relacionamentos. Portanto, é o que bem frisa a diretora em uma entrevista "A ideia é filmar o dia a dia, o sofrimento que o fim de uma relação causa, independentemente de ser hetero ou homo."

Temos um excelente filme a caminho. Eu fiquei, como bem falei no inicio desse post, encantada e emocionada com as cenas, as falas e as expressões de Júlia! Confesso que quase choro quando vi o trailer. Ana Paula Arósio está perfeita! Ah, a música que aparece tocando no teaser trailer que vi é fascinante e emocionante e, em pesquisa na net, descobri o nome da canção e da cantora que são, respectivamente, "coming home" na voz da cantora canadense Kd Lang. É belíssima!

Sim, uma coisa interessantíssima a respeito do título deste filme. Mas prefiro usar as palavras da equipe de produção para explicá-lo, onde dizem: "Como Esquecer, o título, pode ser uma pergunta, mas aqui não há interrogação. É uma afirmação."

Ah, o filme é uma adaptação de uma história autobiográfica de Miriam Campello

Então, fica aí a dica pra registrar na agenda de vocês esse filme que tem estréia prevista para Outubro de 2010!

Só pra dá o gostinho dos pensamentos de Júlia, vou deixar aqui para vocês uma de sua reflexões que o trailer nos traz:"Algum preço a gente tem que pagar quando resolve fingir que a vida já voltou ao normal." Imaginem o que o filme nos traz além disso? É muito profundo, reflexivo, encantador, emocionante.


Já ansiosa para ver o filme nos cinemas!

OBS: as frases em vermelho, antes e depois do poster do filme, são falas da personagem Júlia.

Boa semana!

Bjs!


Nenhum comentário:

Postar um comentário