Para quem gosta de histórias vampirescas não vale apena ver a continuação da saga Crepúsculo - Amanhecer Parte 1 - pois traz algumas invenções absurdas sobre o modo de vida de um vampiro. Primeiro, que vampiro não pode sair ao sol, mas na cinesérie em questão os sedentos por sangue brilham em contato com a luz solar. Ridículo! Até o presente dia sentia uma simpatia pela saga, principalmente pelos segundo e terceiro filmes, pensando que - apesar da "inovação" em torno da maneira de vida de um vampiro - os longas poderiam ser uma boa distração.
Mas parece que a autora dos livros, Stephenie Meyer, conseguiu se superar e acabar de vez com os mitos em torno das criaturas da noite. Como encarar, para uma fã de vampiros, a invenção da gravidez de Bella? Só dando muitas gargalhadas na sala de cinema. É perceptível como a narrativa estava perdida. E parando para refletir, juntamente com minha querida e amada Joana, indaguei? Será que a roteirista fez o seu melhor? Sim, não podemos esquecer que o filme é uma adaptação do livro - que não li e não tenho nenhuma vontade de ler - assim sendo, não tinha como fugir, mesmo que quisesse, desse início de final nefasto para uma história que poderia ser definida como "bonitinha".
Além da fraca narrativa, o longa traz falhas. A mais gritante está na maquiagem. O mesmo erro cometido no primeiro filme(Crepúsculo), onde o tom de palidez - como sabido, vampiros são criaturas mortas - não possui uma aplicação uniforme. Muito perceptível, para qualquer um que quisesse ver. O rosto dos personagens, como Edward, estava branco, porém ao olharmos para o pescoço deparávamos com evidência de vida e com cor distinta da maquiagem. Amanhecer - Parte 1 pode ser considerado, na minha opinião, um forte candidato ao prêmio Framboesa de Ouro na categoria Make Up.
Indo mais longe, ainda com minhas reflexões, Bella tem sua vida minguada pela gravidez que consome seus nutrientes. Uma gravidez a jato, pois em apenas 14 dias de casamento a personagem engravida e passa pelos nove meses, ao que parece, em questão de dias. E para evitar que a mocinha sucumba, do nada, em um estalar de dedos, surgi a ideia de dar a futura mamãe um drink - sangue - e me veio a mente???? Oxe, é TRUE BLOOD! Só faltou perguntarem a Bella qual o tipo de sangue preferido (A, B...)... Nitidamente me veio a mente a série de TV True Blood que respeitou os principais mitos que giram em torno dos vampiros. Pensei: Será uma tentativa de trazer algo real sobre o mito vampiro? E achando que eles não pudessem piorar, aparece um copo estilo McSHAKE que contém na verdade o poderoso líquido salvador da vida da mocinha Bella.
Enfim, são tantas atrocidades que Meyer cometeu para quem ama as histórias de vampiros, que fica difícil definir a mais absurda.
Deveria ter esperado a saída em DVD para assistir, pois não gosto de acompanhar uma cinesérie e deixar de assistir no meio do caminho. Ainda não sei se verei a última parte no cinema.
Mesmo assim, desejo um bom filme para quem for ver. Sei que existem milhares de fãs da saga Crepúsculo e, que para eles não importa se a maquiagem tava um fiasco ou se os mitos sobre vampiros tenham sido mudados. Mas relato que até os fãs presentes na sessão em que estava, em comentários no decorrer do filme, demostravam estranhar alguns pontos, além de esboçarem risos em alguns momentos .
Mas, como estava dizendo no paragrafo acima, desejo um excelente filme para quem for ver.
Excelente semana à tod@s!
Bjs!