terça-feira, 28 de setembro de 2010

Meu hoje, por Cecília Meireles


Não vou falar nada, o soneto abaixo já
diz tudo.




Soneto Antigo

Responder a perguntas não respondo.
Perguntas impossíveis não pergunto.
Só do que sei de mim aos outros conto:
de mim, atravessada pelo mundo.

Toda a minha experiência, o meu estudo,
sou eu mesma que, em solidão paciente,
recolho do que em mim observo e escuto
muda lição, que ninguém mais entende.

O que sou vale mais do que o meu canto.
Apenas em linguagem vou dizendo
caminhos invisíveis por onde ando.

Tudo é secreto e de remoto exemplo.
Todos ouvimos, longe, o apelo do Anjo.
E todos somos pura flor de vento.
(Cecília Meireles)



Mas direi algo:
Algumas estrofes do Soneto conseguem representar, e expressar, um pouco do que senti hoje...só um pouco.



Boa quarta-feira!

Bjs!!!!

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

'Lula' para o Oscar 2011


Na última quinta-feira(23) o Ministério da Cultura anunciou a escolha do filme que irá concorrer a uma das cinco vagas da categoria Melhor Filme Estrangeiro do Oscar 2011. O filme escolhido, LULA - O FILHO DO BRASIL(dir. Fábio Barreto), foi na contra-mão do resultado final da enquete que o próprio Ministério realizou entre os dias 8 e 20 de Setembro. Enquete que auxiliaria a Comissão de Seleção (composta por membros indicados pelo Ministério da Cultura, pela SAv, Ancine e Academia Brasileira de Cinema) na decisão sobre o filme a ser indicado para disputar as cinco vagas a melhor filme em língua estrangeira.

A população, chamada a participar, escolheu a produção Nosso Lar como filme para representar o Brasil nesta categoria. O filme obteve 70% dos quase 130 mil votos computados, ou seja, quase 89.000 votantes. Enquanto Lula - O Filho do Brasil ficou com 1%, quase 1.500 votos ficando em sexto lugar na preferencial do público. A justificativa para a não aceitação do resultado popular - bastante expressivo, diga-se de passagem - e para a escolha do filme de Fábio Barreto nas palavras de Roberto Faria(Presidente da Academia Brasileira de Cinema) foi: "Levamos em consideração o Brasil. [Esse filme] reflete um pouco a nossa vida. Lula é uma estrela aqui e fora daqui". (Fonte: Gazeta Online)

Apesar de muitos não terem apreciado Lula - O filho do Brasil nos cinemas e da pouca bilheteria obtida, gostei do filme sim. No entanto, não entendo o por que do Ministério realizar uma enquete que, ao que parecia, iria servir de auxílio para a escolha do filme que representará, se escolhido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, o Brasil na 83ª Premiação Anual do Oscar. E parece que o "auxiliar" os membros da comissão responsável na escolha do filme não foi utilizado, uma vez que a Academia Brasileira de Cinema escolheu por unanimidade o filme de Barreto. Qual o sentido da enquete, então?

Mesmo não concordando com a forma que se deu a escolha do filme estou na torcida pelo Brasil, que vai concorrer com outros 95 países a uma das cinco vagas da categoria melhor filme em língua estrangeira. Espero ver nosso país entre os cinco finalistas e quem sabe ganhador da primeira estatueta do Oscar. Hein? vamos torcer, o filme não é ruim como dizem. Eu pelo menos gostei. Mas não foi o meu escolhido na enquete

Excelente fim de semana, pessoá!

Bjs!

terça-feira, 14 de setembro de 2010

A Origem


Não sei se comentei aqui, mas estou cursando duas disciplinas de cinema neste período na faculdade. São elas: Cinema Latino-americano e Crítica de Cinema.

Então, na cadeira de crítica de cinema o meu professor tem como avaliação a escrita de algumas críticas. E o primeiro exercício foi solicitado há duas semanas e já foi corrigido em sala. A técnica usada por ele foi bem interessante, uma vez que retirou de cada crítica entregue trechos para serem analisados em sala mesmo. Foi uma resenha, sabia? Muito engraçado e, principalmente, instrutivo e esclarecedor. Aprendi bastante com a correção feita dessa maneira, pois tive acesso a formas distintas e particulares de cada um ver um mesmo filme.

Bom, o longa que o professor escolheu para que fosse escrita a crítica foi A Origem.
Como já vi faz um tempo, e não quero escrever outro texto sobre o mesmo filme, resolvi postar aqui o exercício que já fiz e entreguei.

Ah, só uma coisa antes: conforme as aulas estão acontecendo, pude perceber que não existe uma fórmula exata para a confecção de uma crítica cinematográfica. Afinal, não dá para abordar tudo que um filme traz. Daí o interessante dessa disciplina, e que percebi no momento da correção dos trabalhos, cada um teve uma visão e "optou" por escrever sobre o que mais chamou a atenção.

Tá muito bacana cursar essa cadeira na faculdade.

Espero que curtam o que escrevi!

E sim, o professor destacou dois trechos do meu exercício. Concordou em parte, mas respeitou o que escrevi. Foi muito legal. E não, ele não revela os autores dos trechos selecionados, apenas deixa em aberto caso a pessoa se sinta a vontade para se posicionar.

É melhor postar logo se não, não paro de escrever mais rsrs

Segue abaixo o meu texto na íntegra:


A Origem
(Crítica)


Uma viagem ao subconsciente humano é o principal ingrediente da obra cinematográfica A Origem (Inception). Um atrativo mais que perfeito para seduzir o espectador e levá-lo aos cinemas.

O filme começa deixando a platéia perdida, mas a partir do momento que a mesma se concentra começa a traçar os caminhos para conseguir entender o enredo da história. A princípio, acredita-se ser um filme bastante complexo para ser entendido, no entanto esse lado complicado não torna o filme enfadonho e nem causa repulsa. Pelo contrário, esse lado “difícil” traz a pessoa que assiste para dentro do filme. Além de instigar a pessoa a buscar “traduzir” o que ver nas imagens, em outras palavras, faz o telespectador participar da construção da narrativa, uma vez que há a necessidade de “desvendar” o longa-metragem. Isso tudo, em torno do filme, é importante para chegar a sua compreensão, sendo instigante observar e analisar qualquer “peça” para entender o que está sendo visto.

Está aí um fato interessante do filme, trazer o telespectador para participar do desenrolar da história, uma vez que não tem como não ser dessa forma. Assim, caso ele não se torne parte do filme, analisando o que está vendo e procurando juntar as peças do quebra-cabeça que passa na telona, corre o risco de perder a linha de raciocino da película.

Essa história tão envolvente tem na personagem principal Cobb, vivido pelo ator Leonardo Dicaprio, sua largada inicial. Ele usa sua arma principal – os sonhos - para conseguir descobrir “mistérios” trancafiados nas profundezas da mente das suas vítimas. Para impetrar sucesso, Cobb e seus ajudantes preparam todo um aparato que tem na investigação e na “construção” de locais imaginários a base que leva sua vítima a crer estar em um sonho.

O filme prende a atenção desde a sua primeira cena tornando impossível desviar o olhar da tela. É como se o espectador estivesse em estado de torpor, uma vez que não consegue parar de fazer ligações mentais para desvendar as cenas expostas na telona. Fazendo assim haver uma completa ligação entre filme e espectador, tornando esses dois elementos inseparáveis por mais de duas horas de exibição.

A conexão se dar devido à grande maioria das cenas remeterem o espectador a questionar se o que está vendo é a realidade ou o sonho em si. O que causa espanto, pois a todo o momento o “choque” da realidade x sonho é constante, é como se a platéia “tomasse um pancada” e tivesse a sensação de cair, ou seja, da mesma maneira que acontece em alguns sonhos quando há a impressão de estar caindo, “pulando” na cama, e acordando logo em seguida.

Outro momento interessante são as cenas que trazem os estágios do sonho de Fisher, personagem vivido pelo ator Cillian Murphy, onde se dar a busca por resquícios de uma informação contida nas entranhas da sua mente. Além, também, da empreitada que busca implantar uma idéia dentro da mente de Fisher visando que o mesmo destrua a empresa herdade de seu pai. O instigante está justamente nessas camadas do sonhar, que estão conectadas, fazendo as ações acontecerem de forma rápida e simultânea, sendo cada um desses estágios responsável por manter o outro em funcionamento.

As personagens trazem, também, questionamentos e reflexões que parecem ser as mesmas dos espectadores. Trazendo assim, mais uma conectividade entre a platéia e o filme, pois o espectador passa a se questionar sobre as mesmas inquietações dos personagens sobre a questão do sonho em si.

A Origem é um filme estimulante, pois está sempre na linha tênue entre a realidade e o sonho, onde qualquer passo dado em falso pode levar a uma perda da consciência de si mesmo, ou seja, do seu próprio eu. E esse constante questionamento do que é real e imaginário discutido pelos personagens e, também pela platéia, leva a inquietações sobre a fuga dessa realidade. Aflições que muitos possuem, mas que não percebem, e essa vontade de “fugir” pode estar dentro de cada um.

Ao sair do filme, ou mesmo antes deste terminar, o espectador questiona se o que passou naqueles momentos finais da última cena é realmente a realidade acontecendo ou se o personagem ainda está dentro de um sonho idealizado por si mesmo.



Ah, já estou terminando de escrever o segundo exercício que o professor solicitou. É para esta quinta-feira(16/09). Só que este é diferente porque a escolha do filme ficou a nosso gosto. E eu tô escrevendo sobre Nosso Lar e estou quase terminando.



Boa noite!

Excelente quarta-feira!!!


Bjs!



segunda-feira, 13 de setembro de 2010

"É big, é big...É hora, é hora...Ra-tim-bum!" EU! rsrs


E o post de hoje é sobre????

Eu de novo! rsrs Só pra fechar o ciclo de comemoração do meu niver e deixar um relato do dia D.

Bom, como já vocês devem saber hoje - (13/09) - é meu niver. Então, como dito no post anterior, a comemoração - ou bebemoração - teve início no último dia 03/09. Dia que bebemorei com uns amigos na boate Metrópole - faltaram algumas pessoas queridas que não puderam comparecer por motivos distintos, mas todos estavam presentes em meu coração. Um outro momento, como dito aqui também, foi o almoço oferecido por meu amigo do heart João Carlos(Joãozinho). Juan Carlos preparou um prato muito saboroso que eu aprendi a fazer. :)

Após essa recapitulação dos dias que antecederam o dia D do meu niver, venho hoje relatar o que aconteceu no grande dia. Hoje foi um dia super tranqüilo e que aproveitei para passar comigo mesma e com minha família.

E o meu momento "eu e eu mesma" só poderia ter sido no cinema. O filme escolhido foi Nosso Lar, na verdade assisti o filme pela segunda vez. Acho que foi um dia especial para entrar em contato, novamente, com todas as emoções que o filme me traz e me faz sentir. Emoções incríveis seguida de muita, mas muita, paz! Mas não, não vou falar agora do filme Nosso Lar, pois essa obra merece um post exclusivo aqui. Depois venho com o relato do filme todo, ok?

Voltando... o dia foi completado com uma pequena reunião com minha família que me preparou uma festinha. Uma reunião que teve todos aquelas coisas que um dia de aniversário tem...o bolo foi o meu preferido, ou seja, bolo de chocolate que tava uma delícia..ah, minha irmã super contente porque eu cheguei na casa dos trintas. Ficou tirando onda da minha cara e me chamando de "velha"...e eu que nunca liguei pra esse negócio de idade. E realmente não ligo mesmo, pois pra mim a idade não está nos anos e sim na nossa mente. Eu me sinto com muito menos e com uma cabeça bem mais tranqüila...é uma sensação muito bacana, sabiam? rsrs Mas pra concluir, minha irmã achou de colocar aquelas velinhas - com o 3(três) e o 0(zero) e mainha ficou rindo muito e eu tb, claro. Foi bem engraçado.

Ahhhhhhhhhhh recebi uma presente lindo do meu sobrinho. Sabe o que ele fez pra mim? O cartão de aniversário mais lindo do mundo! Desenhou um coração no meio do mesmo e escreveu com suas letrinhas lindas: "Feliz Aniversário" Né fofinho? eu amei! E já decidi que vou por em um quadro. E junto com o cartão veio o presente: um DVD do filme " Ao mestre com carinho" Ainda não vi esse filme. Aliás, nunca vi antes e estou louca pra ver, mas só no fim de semana.

Bom pessoal, esse foi meu dia D(13/09) de aniversário.
Confesso foi bem legal começar a comemorar e bebemorar o meu niver antes da data exata. Confesso mais ainda que foi muito bom comemorar hoje também.


*Foto: eu mesma =)

OBS: O título do post vocês sabem que letrra de música que é, né mesmo? a música tema(parabéns) de qualquer festa de aniversário!

Vou indo nessa!

Boa terça-feira a todos!

Bjs!!!!


P.S. Feliz Niver pra mim! kkkkk eba!

domingo, 12 de setembro de 2010

Niver meu

















Hoje o post é sobre esta que vos fala. =)


Amanhã(13/09/2010) é o dia em que completo 3 décadas que cheguei a este planeta. Eita, que nunca imaginei chegar aos 30 anos. Parece que foi ontem que eu estava com meus 17 anos pensando como ia demorar pra chegar na casa dos 30. Mas não, não demorou muito, pelo contrário, chegou tão rápido.

E como passou rápido....
Mas, como diz nosso poeta Cazuza: "o tempo não pára". E eu comemorei, antecipadamente, sexta-feira(03/09), o meu niver. Marquei com um pessoal bacana, legal e muito animado para irmos dançar na melhor boate do Estado de Pernambuco, quiçá do nordeste, a boate Metrópole World Dance! Foi uma noite agradabilíssima e que dançamos muito. E comemorar com amigos é tudo de bom, né mesmo?

Depois da noite de dança, um amigo muito especial me convidou para um almoço neste sábado(11/03)intitulado de: almoço de niver meu(kkkkkk). Comemos e eu aprendi a fazer um novo prato que é muito saboroso. Jogamos, rimos e assistimos um filme. Foi uma tarde bem agradável.

E amanhã é o dia D! rsrssr Só que vai ser mais calmo. Um dia de ida ao cinema e de reunião familiar pra comemorar mais um pouco
Então, parabéns pra mim, né? rsrsr


*Fotos: A esquerda: registro da noite de sexta-feira(03/09) na boate. A direita: registro do prato que aprendi a fazer, uma lasanha diferente feita com macarrão(o nome é quase esse) :)

Excelente semana!

Bjs!

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Cinema: enquete do Ministério da Cultura

Pessoal,

o Ministério da Cultura disponibilizou uma enquete para que a população brasileira possa indicar qual o filme deseja que seja escolhido para concorrer a uma indicação à categoria de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2011.

São 23 títulos disponibilizados para votação e escolha popular. Dentre tantos, merece destaque películas como O Bem Amado, As melhores coisas do Mundo, É proibido fumar, Sonhos Roubados, Lula - O filho do Brasil, Chico Xavier e, a mais recente estréia do cinema nacional, Nosso Lar.

O resultado parcial mostra que o filme favorito, na opinião da grande maioria da população, é Nosso Lar. A votação teve início no último dia 08/09 e segue até o dia 20/09. O filme escolhido, conforme consta no site do Ministério da Cultura, será informado no dia 23/09, na Cinemateca Brasileira, na cidade de São Paulo.


Fica a dica para quem quiser participar da votação, e da escolha do filme, que irá tentar uma vaga entre os cinco finalistas ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2011.

Eu já votei no meu!

Ah, vou deixar o link aqui para quem quiser participar da votação.



Votem!!! É bacana! rsrs

Excelente fim de semana a todos!


Bjs!


quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Mensagem que relembra pessoas queridas


Estava quase desconectando a net e desligando computador, mas antes resolvi deixar mais uma mensagem deixada para nós de Chico Xavier. É algo tão simples, mas tão profundo de se ler que toca em nosso íntimo.

Alguns ao ler podem achar triste, sensação que tive quando li as primeiras linhas. No entanto, ao continuar a leitura a minha sensação mudou e passei a sentir paz com as palavras e frases que se formavam a minha frente no decorrer da minha leitura.

É uma mensagem que nos traz lembranças e saudades de pessoas queridas que nos deixaram...sabem como a vejo, essa mensagem? Vejo como se meus amigos queridos, que já partiram, estivessem se reportando a mim. E é assim que gostaria de me reportar aos amigos que aqui deixarei um dia. Espero que, quando eu aqui não mais estiver, os meus amigos e pessoas queridas que convivem e conviveram comigo se sintam bem ao lembrar de mim. Assim como eu me sinto bem ao recordar pessoas queridas que já partiram.

Essa é uma mensagem que nos dá a certeza de um reencontro. Reencontro que pode demorar, mas que acontece sempre as pessoas que se gostam e se amam. Né mesmo? =)


Ops, ia esquecendo de posta a mensagem rsrs

Segue abaixo:


"Se eu morrer antes de você

Se eu morrer antes de você
faça-me um favor:
Chore o quanto quiser,
mas não brigue com Deus
por Ele haver me levado.
Se não quiser chorar, não chore.
Se não conseguir chorar,
não se preocupe.
Se tiver vontade de rir, ria.
Se alguns amigos contarem
algum fato a meu respeito,
ouça e acrescente sua versão.
Se me elogiarem demais, corrija o exagero.
Se me criticarem demais, defenda-me.
Se me quiserem fazer um santo,
só porque morri,
mostre que eu tinha um pouco de santo,
mas estava longe
de ser o santo que me pintam.
Se me quiserem fazer um demônio,
mostre que eu talvez tivesse um pouco
de demônio, mas que a vida
inteira eu tentei ser bom e amigo.
Espero estar com Ele o suficiente para
continuar sendo útil a você, lá onde estiver.
E se tiver vontade de escrever
alguma coisa sobre mim,
diga apenas uma frase:
- "Foi meu amigo,
acreditou em mim
e me quis mais perto de Deus!"
- Aí, então, derrame uma lágrima.
Eu não estarei presente para enxugá-la,
mas não faz mal.
Outros amigos farão isso no meu lugar.
E, vendo-me bem substituído,
irei cuidar de minha nova tarefa no céu.
Mas, de vez em quando,
dê uma espiadinha na direção de Deus.
Você não me verá, mas eu ficaria muito feliz
vendo você olhar para Ele.
E, quando chegar a sua vez de ir para o Pai,
aí, sem nenhum véu a separar a gente,
vamos viver, em Deus,
a amizade que aqui nos preparou para Ele.
Você acredita nessas coisas?
Então ore para que nós vivamos
como quem sabe que vai morrer um dia,
e que morramos como
quem soube viver direito.
Amizade só faz sentido se traz o céu
para mais perto da gente,
e se inaugura aqui mesmo o seu começo.
Mas, se eu morrer antes de você,
acho que não vou estranhar o céu...
"Ser seu amigo...
já é um pedaço dele..."

(Chico Xavier)
É isso, uma mensagem que nos faz voltar o olhar para as pessoas que nos cercam. Mas não é o voltar o olhar para as coisas superficiais e sim para dentro das pessoas, pois como dizem: "os olhos são o espelho da alma".
Sentiram paz? Dá uma paz... =)

Ótima sexta-feira a todos!
Bjs!

terça-feira, 7 de setembro de 2010

"Coisas boas agente divulga"


Depois de um tempinho sem postar, cá estou de volta.

Bom, estava eu conversando pelo MSN com meu amigo Marquinhos quando ele me repassa um oração de Chico Xavier. Li e achei tão bela que achei legal dividir com vocês que acompanham esse singelo blog.

Falei pra Marquinhos: Posso por no blog? tu deixa?
E ele me responde em retorno: Oxe, isso é propriedade do universo...e coisas boas agente divulga, menina

E ele está certíssimo! Coisas boas devemos divulgar e repartir com os outros.
Mas deixo registrado aqui que foi através de marquinhos, meu querido amigo, que tive acesso a estas belas palavras. E, assim como ele dividiu esta mensagem comigo, estou aqui dividindo com vocês também. =)

Espero que gostem e sintam a paz que sentir.


Oração Nossa

Senhor ensina-nos a orar, sem esquecer o trabalho.
A dar, sem olhar a quem.
A servir, sem perguntar até quando...

A sofrer, sem magoar, seja quem for.
A progredir, sem perder a simplicidade.
A semear o bem, sem pensar nos resultados...

A desculpar, sem condições.
A marchar para frente, sem contar os obstáculos.
A ver sem malícia...

A escutar, sem corromper os assuntos.
A falar, sem ferir.
A compreender o próximo, sem exigir entendimento...

A respeitar os semelhantes, sem reclamar consideração.
A dar o melhor de nós, além da execução do próprio dever, sem cobrar taxas de reconhecimento...

Senhor, fortalece em nós, a paciência para com as dificuldades dos outros, assim como precisamos da paciência dos outros, para com as nossas próprias dificuldades...

Ajuda-nos para que a ninguém façamos aquilo que não desejamos para nós...

Auxilia-nos, sobretudo, a reconhecer que a nossa felicidade mais alta será, invariavelmente, aquela de cumprir seus desígnios onde e como queiras, hoje, agora e sempre.

(Chico Xavier)



Uma quarta-feira de paz a todos!

Bjs!



P.S. Como já falei aqui, quando leio algo que me traz paz e tranqüilidade sempre me vem a mente imagens de paisagens. A imagem acima é uma representação da paz sentida.